28/07/2012Projeto DNescolas leva 28 jovens à Europa

Partiram hoje rumo a 8 países europeus os 28 jovens estudantes vencedores do DNescolas 2012, projeto de Literacia dos Media do Diário de Notícias que é conceptualizado, implementado e operacionalizado pela Brand Meaning. O projeto  desafia os jovens de todo o país a refletirem sobre a atualidade, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e com sentido crítico apurado. Percorrendo um conjunto de etapas que desenvolvem a sua capacidade de criação de conteúdos de media, os alunos são familiarizados com os diferentes formatos jornalísticos e com as opções inerentes ao exercício desta profissão, sendo avaliados pela qualidade dos seus trabalhos.

O culminar deste processo foi a Grande Final Nacional, este ano apresentada por Mariana Alvim. Uma grande jornada de informação onde foram avaliadas 18 equipas finalistas nas 6 editorias que compõem um jornal: Sociedade, Cultura, Economia, Política, Internacional e Desporto. Os jovens têm uma experiência rica e construtiva que justifica a assinatura deste projeto: “Questiona o Teu Mundo”.

Este ano os alunos tiveram oportunidade de conversar com Paulo Portas, Marcelo Rebelo de Sousa, Gabriela Canavilhas, Mariza, Mário Soares, Guilherme Oliveira Martins e Manuel Alegre entre tantos outros, sobre temas como "A Chinificação de Portugal", "A Des-União Europeia", “Os novos Rumos da Arte Portuguesa” ou “A desigualdade do sec XXI”.

Com um impacto anual de cerca de 50.000 alunos, este ano o projeto contou com a inscrição de mais de 2.000 jovens e o site do projeto, www.dnescolas.dn.pt, contou com mais de 75.000 visitas.

Já na sua 5ª edição, o projeto DNescolas impactou, desde a primeira edição, mais de 175.000 alunos.

O projeto tem o apoio, entre outros, da CN da Unesco, do Gabinete Nacional do Parlamento Europeu, e do Plano Ler+. Este ano contou ainda com o apoio da Panrico | Donuts no fornecimento de parte dos lanches da final Nacional.

Os vencedores vão passar por Espanha, França, Suiça, Liechenstein, Áustria, Eslovenia,  Croácia, e Itália e têm agora a tarefa acrescida de elaborar um Diário da Viagem, tomando nota dos marcos mais relevantes de cada cidade visitada, e relatando o seu dia-a-dia.